terça-feira, 28 de junho de 2011

CARTEIRA ASSINADA ou MULETA????????????




Gerir pessoas é um desafio!
Fazer com que elas acreditem em seu potencial é mais desafiante ainda!

Desde que meus olhos voltaram-se para o trabalho de gestão de pessoas, tenho percebido um fenômeno avassalador nas empresas que tem prejudicado o crescimento, a formação e o desenvolvimento do capital humano destas.
        
 Eu estou ABISMADA de como nosso país fez tornar-se “cultura” a prática de projetarmos nosso valor, potencial, desenvolvimento esperança de uma vida em uma anotação em nossa bela C.T.P.S. ou o que chamamos de trabalho fixo ou ainda o famoso “Trabalho de Carteira Assinada”!

Diante disto, cheguei a uma conclusão: se os empregadores não mudarem sua postura e visão sobre o incentivo e o monitoramento à formação de seus colaboradores teremos em nossa sociedade cada vez mais empregados aleijados, preguiçosos de corpo, mente e espírito, meros cumpridores de horários, repetidores de ações semanais, que preferem denegrir a imagem de seu trabalho ao invés de se verem como parceiros, fazendo assim de sua linda e maravilhosa “carteira assinada” uma MULETA e com certeza ainda terceirizarão seus empregadores como os responsáveis pelos seus fracassos, (PASMÉM, pois é a verdade), dizendo que não os incentivaram ou ensinaram a serem pessoas melhores, que não sabiam que tinham que fazer isto ou aquilo e que não exercitam suas habilidades de EMPREENDEDORES por medo de se manifestarem e perderem sua “carteira assinada” achando que do jeito que está é ótimo, para que mudar? Para que ficar INVENTANDO MODA, né mesmo? Ou ainda vou além, ficarão “boicotando” os processos, atendimentos e suas atividades querendo que sejam mandados embora para não perderem “seus direitos”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E me pergunto, com uma postura desta, que direito tem este cidadão gente????????????????????????????????????????????????

Sei que os empregadores têm sua parcela de culpa, mas isto será tema de outra conversa. A seara que quero alcançar é da formação que tivemos como cidadão que luta por si e para si, a dos empregadores fica para outro momento!

Certo dia estava indo, a pé, para o supermercado, na ida passou um rapaz conversando ao telefone sobre uma oportunidade de emprego, logo depois voltou correndo quase saltitando e gritando:

         -Mãe, consegui um emprego, eles dão vale-transporte e ainda é de carteira assinada, não é ótimo, ai que maravilha, estou muito feliz vai dar para pagar as contas e não vou nem precisar fazer muita coisa!!!!

Parada na rua, olhando aquela situação, quase que intacta pensei: Meu Deus, onde será que este rapaz vai parar única e exclusivamente pelo mérito da carteira assinada? Qual a sua perspectiva de vida pessoal e profissional num futuro de aproximadamente cinco anos? Será que esta oportunidade está vindo de encontro aos seus sonhos, objetivos e meta? Será que este trabalho o desenvolverá para fazê-lo um cidadão ainda melhor para nossa nação? Será que esta oportunidade o fará enxergar a importância de aprender a se administrar para ser um responsável e competente chefe de família? Será que ele está simplesmente vendendo sua vida, seus sonhos, seu estudo, seu futuro, seu espírito empreendedor pela tal carteira assinada? Na verdade o que este fenômeno significa na vida daquela família?

E assim, foram vários pensamentos e questionamentos... E me fizeram ir além, além somente da compra de batatinha para meu almoço, pois eu estava indo para o supermercado lembras?

Aquele rapaz representava em meu fantástico mundo a possibilidade de ser mais um mero cumpridor de horários, um ser totalmente sem compromisso, sem responsabilidades, uma pessoa pouco envolvida com seus propósitos e com os da empresa que o acolheria, que quer somente que chegue o final do mês para receber seu salário, gastá-lo todo quitando seus compromissos ou não e já no 10º dia do mês em diante dizer que não tem dinheiro e que ganha pouco, ou quase uma miséria que não dá mais para nada e  já estaria contatando com o vale do dia 15 ou 20 daquele mês e diria mais: Hhô vida, Hho Céus!!!!!! O que eu fiz para merecer isto? Eu perguntaria diferente: O que EU NÃO FIZ para estar onde estou.

Com o aceite mal planejado ou arquitetado, como o exemplo que poderia ser com aquele rapaz ou de muitos em nossas vidas, podemos perder uma evolução, ou oportunidades de crescimento, promoções de cargos e salariais únicas simplesmente por não querermos arriscar. Eu diria mais, não evoluímos ou crescemos como pessoa e profissional por não queremos pagar o preço, preferimos viver em nossa zona de conforto!

         Arriscar para que Rafaella se posso ter minha segurança?


Meu Deus... Que Nação estamos gerindo e criando!!!!!! Se pararmos e observarmos são poucos dentro das empresas hoje que querem pensar, ter responsabilidades, compromissos, idéias, dar sugestões inteligentes, manter uma relação de trabalho saudável, madura e produtiva, resumindo: pessoas que queiram transformar-se. Augusto Cury, um Psiquiatra renomado que estuda profundamente a evolução do ser humano diz que: PENSAR É TRANSFORMAR-SE! Esta frase foi impactante e reveladora para mim! Não estão acontecendo grandes revoluções e idéias fantásticas porque somos preguiçosos mentalmente, porque não fomos formados para pensar e tornar este pensamento uma “ação”, é triste mais é a verdade, assim, pais que me lêem: FAÇAM DIFERENTE COM SEUS FILHOS, ensina-os a pensar, a serem criativos, a terem idéias produtivas e não serem levados por pensamentos destrutivos que o mundo nos prega, como o consumo exagerado e desenfreado, a falta de bom senso e a ganância de só querer ter e esquecer de “ser”, formem o intelecto real e humano de seus filhos, preparem-nos emocionalmente e assim enfrentarão seus desafios, obstáculos, fracassos e o sucesso!

O que me deixa mais “fula da vida” e perturbada intelectualmente é ver que este cidadão “muleta” acha que ele está fazendo nada mais que sua obrigação de cumprir seu horário para receber seu salário, não faz nada além!  Daí ele quase enfarta quando lhe é lançado um desafio ou quando a demanda aumenta dizendo para todos os cantos da empresa, da sua casa, da sua escola, da casa do seu namorado, companheiro ou marido e de qualquer outra pessoa ou meio que convive que “não tem tempo” e que tem “serviço demais” que está “estressado por isto”, pelo amor de Deus, é reclamação em cima de reclamação, haja cristão que agüente este ser!!!!! E GENTE é incrível como o cérebro do coitado sem brincadeira nenhuma, emperra diante de algum obstáculo diferente ou uma demanda que saia do normal da sua rotina... É só um milagre (porque eu creio que eles acontecem) que fará com que ele mude de idéia, de vida e de atitude, que melhore e agregue valores à sua competência!!!!!

O que me deixa inquieta também é que quando este cidadão não cai à ficha, não muda de vida, de postura, ele não deixa de reclamar para as pessoas que citei acima e ainda acrescenta toda a Nação ao rol de reclamações e que assume não agüentar mais tal precária situação e de uma hora para outra (mas que na verdade tal quadro vem se arrastando a tempos) ele recebe tristemente de herança uma crise de depressão, é isso mesmo, as empresas estão lotadas de atestados ou pessoas afastadas por tal enfermidade ou outras semelhantes que se tornam às vezes quadros difíceis de serem reversíveis. Não vou adentrar neste assunto que pode ser tema para outra discussão!!!! Mas precisamos nos atentar com muito carinho, para tal situação!

Fomos educados para trabalhar somente de carteira assinada, de ficarmos correndo atrás de benefícios que a previdência nos oferta... Com franqueza, mendigando planos com estes benefícios, pois é lá que fomos ensinados a fazer nossas economias, pensa gente, é isto mesmo muitas de nossas poupanças estão lá: na conta da Previdência Social, no nosso Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)... Mas pensando bem, oferta nada, pois nós somos CONTRIBUINTES, ou seja, NÓS PAGAMOS, é mole? Já ouvi que este fundo foi criado para facilitar e gerir o sistema habitacional, mas ele foi criado pela Lei 5.107, de 13 de setembro de 1966, em um contexto de reformas estruturais implementadas no início do período de governos militares pós-64 com a finalidade de formar uma reserva para casos de aposentadoria, morte, invalidez e desemprego do trabalhador, em substituição à estabilidade deste. Foi uma das maneiras encontradas pelo governo para flexibilizar as demissões no país, retirando a estabilidade garantida por lei.  Diante de tudo isto chego a uma conclusão que pagamos para nos prepararmos a qualquer situação drástica que nos acontecer e não poupamos para um futuro, ou uma independência financeira, ou uma velhice melhor, pois a educação de finanças que deveria ser grade curricular obrigatória nas salas de aulas não é ensinada, não é ministrada com maestria nem pelos professores e pouco, muito pouco pelos nossos pais para termos sucesso nesta gestão, pelo contrário, nós gastamos sim de infelicidade às vezes por não conseguirmos enxergar um futuro adiante a não ser o da aposentadoria projetada pelo recolhimento do nosso INSS e ainda acreditamos ser ela nossa única segurança! E ainda, quando precisamos da presteza destes órgãos públicos somos mal atendidos por aqueles profissionais que se dizem “públicos”, que acham estarem fazendo uma obrigação para nós, pelo amor de Deus...  Eu e você pagamos o salário deles!!!!!!

         Daí eu pergunto: Segurança ou falta de esperança???????? Falta de Incentivo???????? Falta de fé??????

A segurança da Carteira Assinada só existirá caro amigo até o dia que seu perfil for altamente capaz para desempenhar tal função e terá ainda mais importância e segurança quando você souber o valor que te custa mantê-la. Não só o valor monetário, mas o valor da sua honra, da sua dedicação, dos seus estudos, da sua busca pelo conhecimento, do seu esforço físico de acordar, labutar dentro de um ônibus mega, hiper, super lotado, do esforço da suas economias para almoçar, lanchar, ou seja, qual for sua REALIDADE...

Quando nossa ficha cair garanto que este país e sua vida mudarão para melhor!

O dia que você souber o valor do seu Capital Intelectual, da sua expertise, que você decidir fazer a diferença e souber da sua importância no processo de desenvolvimento do seu país, da sua família, da empresa onde você trabalha; o dia que você souber que é importante sim no processo de criação, desenvolvimento e souber utilizar estas ferramentas a seu favor e ao favor do meio que convives aí engrandecerás com toda humildade claro, que ÉS MERECEDOR DA SUA RECOMPENSA! E lutarás para almejar mais como ser humano e com certeza:

         O dinheiro será a conseqüência por teus atos nobres!!!!!!
         Sua Qualidade de Vida tão sonhada será planejada e acontecerá!!!!!

         Sabe por quê?
        Porque você tem seu preço neste mercado de trabalho! E este valor foi conquistado com muito orgulho, garra e suor, Você lutou e muito para isto!!

Como nasceu outro dia em uma conversa com amigos: Você agarrou no rabo do foguete e não soltou de forma alguma nos percalços oferecidos pela vida!
Nunca canse pela luta do conhecimento, pois só colheremos se plantarmos!!!!! Não existe outra fórmula para o sucesso: o caminho se faz caminhando, por isto, desejo-lhe uma boa safra!!!!!!
 
Diante de tudo que escrevi e se você se aventurou chegar até aqui, faço-te um convite, COMECE AGORA fazer parte do rol de pessoas que querem ser diferente e querem fazer a diferença:

·        Pessoas inteligentes falam de idéias;
·        Pessoas comuns falam de coisas;
·        Pessoas medíocres falam de outras pessoas;

Qual pessoa você é, no mundo onde você está vivendo meu caro colega da CTPS assinada?

Até a próxima!

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...